13 mitos sobre Liderança

Vamos aos básicos. Quando o conceito de liderança e a ideia do que é um líder não está correta, todos os esforços para sermos bons lideres são em vão. Este 13 mitos vão dar-te uma base sólida para te trabalhares como líder:

1- Os líderes são super heróis.

É a visão popular sobre a qual um líder é representado por um indivíduo “superior”, dotado de habilidades extraordinárias. Essa mentalidade cria uma pressão descomunal em líderes de diversas organizações para não hesitarem e não demonstrarem dúvidas, resultando numa geração de gestores intransigentes e inseguros, incapazes de pedir ajuda e de criar uma atmosfera de colaboração. Demonstrares fraquezas e mostrares-te vulnerável é uma das formas existentes para criares uma profunda relação de respeito e entre-ajuda no grupo.

2- A liderança é um dom.

Ninguém nasce pronto. Por mais que uma pessoa possa ter predisposição a esta característica, tens de aprender as habilidades essenciais de um líder. Autoconhecimento e disciplinba, além de dominar técnicas de relacionamento, comunicação e gestão têm de ser aprendidas.

3- O líder sempre ocupa altos cargos na empresa.

Ao contrário do que se pensa, a liderança não é exercida de cima para baixo dentro de um grupo. Ela acontece em todos os níveis, porque é um processo de influência. Tu facilmente tornas-te um líder quando impulsionas a performance dos demais.

4- O líder é sempre extrovertido.

Muita gente confunde exercício de liderança com carisma pessoal. Muitas vezes as pessoas tímidas e introvertidas são muito mais atentas aos detalhes e muito mais dedicadas. O que interessa, na verdade, é a profundidade técnica. Tu és um líder, não um animador de auditório!

5- Líder é quem tem servidores e está rodeado de mordomias.

A essência da liderança é o serviço. Servir os liderados é a missão de quem comanda. Líderes cercados de mordomias e bajuladores deixam de ser líderes para renderem-se à ambição e ao deslumbramento do cargo que ocupam e das conquistas do passado.

6- O líder deve ser amigo dos colaboradores.

Não basta protegeres e seres amigo. Como líder, precisas influenciar e contribuir para o crescimento de quem comandas.

7- Existe uma receita para liderança efetiva.

A liderança varia de acordo com as pessoas e as situações. É necessário conheceres o grupo e conquistares a confiança do mesmo, para poderes exercer influência de acordo com as características do momento.

8- O líder elogia em público e corrige em particular.

O feedback positivo em público pode, às vezes, cruzar a fronteira da bajulação. Da mesma forma, em determinadas situações, o erro de uma pessoa deve ser exposto ao grupo para gerar aprendizado (mas não para encontrar culpados).

9- O líder tem de saber falar bem.

Mais do que saber falar, alguém só é mesmo líder quando sabe ouvir. Como líder precisas conhecer as necessidades das pessoas com quem interages.

10- O líder nasce líder.

“Fulano é um líder nato”. Talvez esta seja uma das frases mais ouvidas quando se trata de liderança. Mas, acredita, não passa de um mito. Segundo o especialista em gestão de pessoas, o professor José Valério Macucci, afirma que ninguém nasce predisposto a influenciar pessoas. Diz ainda “A organização e a disciplina, por exemplo, são pontos que podem ser trabalhados”.

Por outro lado, o respeito às pessoas é um valor que é adquirido na primeira infância – ou seja nos primeiros anos de vida de uma criança mas não é uma questão de genética. É um valor repassado pelos pais. Todos podem ser líderes, mas alguns não querem, porque não é fácil.

11- Todo o gestor é um líder.

O gestor deve necessariamente saber administrar e monitorar, direcionando o trabalho de quem está encarregue. Mas liderar vai além disso. Muitas vezes, o líder não é o dono ou o manager, mas um elemento de menor porte. Cabe ao dono identificá-lo e reconhecê-lo.

12- Líderes sabem mandar.

O perfil do chefe autoritário e centralizador ficou no passado como vimos nas 3 lideranças clássicas. Os poucos profissionais que ainda sobrevivem estão com os dias contados. O líder de sucesso confia nos colaboradores, delega tarefas e monitora os resultados para que consiga alcançar os melhores índices de desempenho.

13- Líderes sempre possuem as respostas certas.

O líder sabe que não é o senhor da verdade e que nem sempre terá as melhores soluções. O líder entende que processos evoluem e que não há conceitos absolutos. O que era bom há um ano pode estar obsoleto hoje. Portanto, valoriza a busca por novas informações e o aperfeiçoamento técnico.

Consegues despir-te destas crenças e vislumbrar onde podes chegar como líder? Um líder visionário é a tua meta… um líder que vive em alta performance!

Adaptado de Os 13 mitos comuns sobre liderança
26 de Novembro, 2019

0 responses on "13 mitos sobre Liderança"

Leave a Message

O seu endereço de email não será publicado.

Sobre DeRose Method

O DeROSE Method é uma proposta de reeducação comportamental, que desenvolve a alta performance e melhora a qualidade de vida.

Quem está Online

Não há utilizadores online
top
X