Oferta especial para Aulas Online

16 hábitos que demonstram Inteligência Emocional


Saber relacionar-se, escutar, falar e gerir as emoções impacta, sem dúvidas, o nosso dia a dia. Afinal, o nosso coeficiente emocional ajuda-nos a encarar os desafios da vida, define como resolveremos os problemas e como ficará a nossa mente após certos fatos. Gestão de stress e ansiedade só são conseguidos quando o emocional é trabalhado. Aqui na escola DeROSE Method Boavista trabalhamos diariamente com essa ideia. Felizmente, nunca é tarde para começar a trabalhar tua inteligência emocional e evoluir.

1º – Saber reconhecer os sentimentos

Dosar as emoções não é a mesma coisa que reprimir os sentimentos. É muito importante reconhecer como te sentes – e como os outros se sentem diante de certas atitudes –  para melhorar sempre. As expressões e linguagem não verbal dão as dicas!

2º –Expressar emoções e pensamentos

As pessoas com alto índice de inteligência emocional não escondem as suas emoções, e sabem demonstra-las no contexto correto. Elas são donas de suas emoções e não meras expectadoras

3º – Não se ofender com facilidade

Alguns comentários podem ser mais duros do que outros. Mas pessoas dotadas de inteligência emocional não se afetam por ameaças e críticas. Elas sabem distanciar-se desse tipo de comentário.

4º – Reconhecer quando erram e retificar a situação

Todo mundo erra. Mas que tal aprenderes com teus erros em vez de te sentires vítima da situação? Pede desculpa e também perdoa de coração. Não fiques obcecado com ideias ultrapassadas.

5º – Não procurar a perfeição

A perfeição é uma ilusão. Não farás tudo certo na primeira vez. É preciso treino e disciplina para chegar lá. E ainda assim, a vida prega partidas e tu estás sujeito ao erro novamente.

6º – Cuidar-se

Pessoas dotadas de inteligência emocional preocupam-se com sua saúde. Alimentam-se bem, dormem tempo suficiente, afastam-se de problemas e mantém boas relações humanas. Lembra-te: “Mens sana in corpore sano” (uma mente sã num corpo são).

7º – Focar-se no positivo

As pessoas altamente inteligentes emocionalmente não gastam seu tempo nos pensamentos negativos. Para tudo, podes encontrar uma solução ou algo positivo.

8º – Rodeiar-se de gente alegre e com boa disposição 

Diz-me com quem andas e eu dir-te-ei quem és – sim, isso é fato. Pessoas emocionalmente fortes têm isso claro na sua vida. Por isso, as pessoas que as rodeiam também tendem a ser assim.

9º – Saber dizer não

Coloca limites sempre que necessário e defende os teus valores. Ser positivo e otimista não é a mesma coisa que ser passivo, ok?

10º – Valorizar o que têm

Não te concentres no que te falta, mas no que tens. As pessoas emocionalmente mais inteligentes evoluem positivamente em todas as áreas da vida. Como? Concentrando-se em valorizar as coisas boas.

11º – Não ficar ancorado ao passado 

Quando uma etapa se fecha, outra se abre. Não fiques preso em aspectos do passado. Vive o presente, assim como as pessoas dotadas de inteligência emocional.

12º – Conhecer as suas debilidades e as suas forças, e melhorar continuamente

Identifica pontos que precisas melhorar e define-os como prioridade. Mesmo com limitações, os sonhos precisam ter espaço!

13º – Não se assustar com a mudança

Sair da zona de conforto é importante e positivo. Abraça as oportunidades que a vida te oferece. Muda os teus pensamentos e a tua forma de atuar, de escutar. Isso significa evolução pessoal!

14º – Ser pró-ativo e não reativo

Pessoas proativas elaboram planos, estratégias, objetivos, metas. Elas não reagem simplesmente aos acontecimentos da vida. Elas responsabilizam-se pelos acontecimentos e, assim, conseguem mudá-los quando necessário.

15º – Ser dono do teu tempo e decidir onde aplicar a tua energia

Gestão de tempo é outra característica de pessoas dotadas de inteligência emocional. Isso acontece por meio do planeamento de tarefas e definição de objetivos.

16º – Saber gerar momentos de felicidade

A felicidade não precisa ser passageira. Ela pode ser uma forma de ver a vida. E é isso que as pessoas com alta inteligência emocional fazem.

Adaptação do artigo: http://metododerosecentrocivico.org/habitos-das-pessoas-com-inteligencia-emocional/